Postagens Populares da Semana

Com o incentivo da Suzano, Laticínio do Arapuá, em Três Lagoas (MS), aprimora processo produtivo e conquista novos mercados


  Com apoio da Suzano, aproximadamente 40 produtores da Associação do Centro Rural de Arapuá, em Três Lagoas (MS), alcançaram importantes conquistas para o fortalecimento da cultura do leite na região. O Laticínio de Arapuá, que leva o nome do distrito onde está instalado, recebeu a licença de operação e, com isso, a autorização para pasteurizar e envasar 2.000 litros de leite e até 500 litros de iogurte por dia.

Resultado de imagem para suzano tres lagoas"Local tem capacidade para pasteurizar e envazar 2.000 litros de leite e 500 litros de iogurte por dia, que são comercializados em 63 pontos de vendas no município de Três Lagoas


De acordo com Evânia Lopes, consultora de Desenvolvimento Social da Suzano em Mato Grosso do Sul, a licença proporcionou a entrada dos produtores em novos mercados consumidores. “Com a licença de operação, os produtores conseguiram viabilizar a forma de comercializar o leite pasteurizado e o iogurte em diversos pontos de Três Lagoas. Outras conquistas importantes foram as assinaturas com os projetos de comercialização em políticas públicas, que trouxeram um importante incremento para a renda dos produtores e agregaram valor aos produtos fornecidos pela associação”, afirma Evânia.

A produção, que leva a marca “ARAPUÁ”, já tem mercado garantido. Além dos 63 pontos de comercialização dos produtos em Três Lagoas (que podem sem encontrados em supermercados, sorveterias, padarias e outros empreendimentos do ramo alimentício), a associação também foi contemplada para o fornecimento de produtos por meio do PNAE (Política Nacional de Alimentação Escolar) em escolas estaduais e do PAA Institucional (Programa de Aquisição de Alimentos) do governo federal. Somente neste ano, a associação elaborou 11 projetos para o PNAE estadual, oito deles foram assinados ainda no primeiro semestre. Pelo PAA Institucional, foi firmado contrato para atender a 3ª Bateria de Artilharia Antiaérea de Três Lagoas.

Tais conquistas só foram possíveis depois de emitida tanto a licença de operação quanto o selo do Serviço de Inspeção Municipal (SIM), que atesta a segurança do empreendimento. O objetivo é que, com essas políticas públicas, os produtores leiteiros tenham mais segurança financeira e fiquem menos expostos a instabilidades de mercado.

APRIMORAMENTO

A parceria entre a Suzano e a Associação do Centro Rural de Arapuá teve início em de 2013, por meio do PDRT (Programa de Desenvolvimento Rural Territorial), com o objetivo de apoiar a agricultura familiar, gerando emprego e renda para essas famílias, e de fortalecer a cultura do leite na região. Além dos recursos investidos para na ampliação e modernização do laticínio, cerca de R$ 1 milhão, o projeto ainda vislumbrou ações de manejo e aquisição de equipamentos para melhora da produtividade.

Dentre as ações do programa, o PDRT inclui a capacitação técnica em manejo, gestão, produção e comercialização para que os produtores possam ter acesso a novos mercados. “O nosso intuito é fortalecer toda a cadeia produtiva do leite em Arapuá para garantir que produtores possam produzir melhor e ainda vender melhor seus produtos”, disse Evânia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM

Mais visitadas da SEMANA

MAIS VISITADAS DO SITE

VARIADOS

Follow Me on Pinterest