Postagens Populares da Semana

Com 8 novas torres de monitoramento, Suzano amplia estrutura de combate a incêndios florestais em MS

  

  • Ao todo, a Central de Monitoramento de Incêndios Florestais da Unidade passou a contar com 29 torres no Estado para reduzir o tempo de resposta a focos de incêndios florestais em áreas da empresa e unidades de conservação próximas

 

  • Paralelamente às torres, a companhia conta também o monitoramento em tempo real por satélite, capaz de captar focos de calor em 100% das áreas florestais da companhia e no seu entorno.

 


 

 

Suzano, referência global na fabricação de bioprodutos desenvolvidos a partir do cultivo de eucalipto, ampliou a estrutura de prevenção e combate a incêndios florestais nas áreas plantadas e de conservação ambiental em Mato Grosso do Sul. A Central de Monitoramento de Incêndios Florestais da Suzano, um dos sistemas mais modernos do setor, passou a contar com mais oito novas torres de monitoramento, totalizando 29 torres de observação de focos de incêndio no Estado.

“Graças às nossas ações, bem como a grande rede de parcerias que temos, somadas às condições climáticas, encerramos o ano de 2022 e tivemos um início de 2023 com queda dos casos de incêndios florestais.  Mas, nem por isso deixamos de estar vigilantes. Estamos entrando no período de estiagem e, independentemente do cenário atual, a Suzano busca, a cada ano, melhorar nossas ações de prevenção e combate a incêndios florestais. O nosso objetivo vai muito além da proteção e preservação das nossas florestas de eucalipto. Sabemos do impacto que incêndios florestais têm na qualidade de vida da população e, principalmente, na conservação da biodiversidade”, destaca Jansen Barrozo Fernandes, gerente Executivo de Operações Florestais da Suzano.

Medindo entre 54 metros e 72 metros de altura, as torres de monitoramento contam com câmeras de vídeo com visão de 360º, capazes de detectar focos de fumaça e/ou calor em um raio de até 15 quilômetros cada. Desde que implantada, a tecnologia trouxe uma redução de 31% no tempo médio de resposta a focos de incêndio. Com as novas torres, a cobertura do sistema de monitoramento chega a 90% das áreas florestais da Suzano e vizinhanças, incluindo unidades de conservação existentes na região.

A companhia conta também o monitoramento em tempo real por satélite, capaz de captar focos de calor em 100% das áreas florestais da companhia e no seu entorno. “O planejamento das ações de combate a incêndios é contínuo. O nosso objetivo é estarmos cada vez melhor preparados e prontos para combater todo e qualquer foco de incêndio e em prol da preservação da biodiversidade na nossa região”, completa Fernandes.

De acordo com o gerente, a companhia conta ainda com o apoio de aeronaves que ficarão de prontidão para atuar com o objetivo de otimizar o tempo de resposta em casos de focos de incêndios durante o período mais crítico da estiagem. O empenho dos aviões faz parte de uma ação em parceria com a Reflore MS (Associação Sul-Mato-Grossense de Produtores e Consumidores de Florestas Plantadas.

Além das torres de monitoramento, a brigada de incêndios da Suzano em MS possui uma infraestrutura composta por: equipamentos de proteção individual e kits de emergência, 8 caminhões de combate a incêndio de alta capacidade (18 mil litros); 22 caminhonetes 4x4 com capacidade para até 600 litros; quatro caminhões multitarefas (4 mil litros) e 35 caminhões pipas distribuídos em pontos estratégicos.

Atualmente, a empresa possui uma área de aproximadamente 458 mil hectares de florestas plantadas de eucalipto e 169 mil hectares destinados exclusivamente à conservação da biodiversidade em Mato Grosso do Sul.

 

Programa Floresta Viva

A Suzano deu início neste ano a mais uma campanha de conscientização para a prevenção e combate a incêndios florestais. Com o tema “Sem incêndios, a vida permanece”, a iniciativa reforça os danos causados pelos incêndios florestais ao meio ambiente e à fauna regional.

A iniciativa faz parte do Programa Floresta Viva da companhia, que mantém ainda um canal direto de comunicação com propriedades rurais vizinhas as áreas florestais da empresa para orientações, alertas e denúncias e emergências florestais, aberto em todas as épocas do ano. O objetivo é conscientizar a população de propriedades e comunidades vizinhas sobre os riscos de incêndios florestais.

A comunidade pode informar sobre ocorrências de incêndios em florestas de eucalipto ou nativas nas áreas da empresa ou vizinhas por meio de ligação gratuita para o número 0800 6428162, com atendimento 24 horas. A Suzano também disponibiliza o contato da Central de Monitoramento da Suzano, (67) 99926-4605.

 

 

Sobre a Suzano

A Suzano é a maior produtora mundial de celulose, uma das maiores produtoras de papel da América Latina e referência no desenvolvimento de soluções sustentáveis e inovadoras de origem renovável. Os produtos da companhia, que fazem parte da vida de mais de 2 bilhões de pessoas e abastecem mais de 100 países, incluem celulose, papéis para imprimir e escrever, canudos e copos de papel, embalagens de papel, absorventes higiênicos e papel higiênico, entre outros. A Suzano é guiada pelo propósito de ‘Renovar a vida a partir da árvore’. A inovabilidade, a busca da sustentabilidade por meio da inovação, orienta o trabalho da companhia no enfrentamento dos desafios da sociedade. Com 99 anos de história, a empresa tem ações negociadas nas bolsas do Brasil (SUZB3) e dos Estados Unidos (SUZ). Saiba mais em: suzano.com.br     

Nenhum comentário:

Postar um comentário

VEJA TAMBÉM

Mais visitadas da SEMANA

MAIS VISITADAS DO SITE

VARIADOS

Follow Me on Pinterest